Quem sou eu...
Sou Fabiana Pires Garcia, tenho 33 anos , sou mãe de 2 lindos meninos, sou separada judicialmente.Nasci e moro em Novo Hamburgo.
Sou professora, atuo na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo há 12 anos. Moro no bairro Canudos e minha escola se localiza no mesmo bairro. Trabalho na EMEF Pres. Tancredo Neves, tenho uma 3ª série. Me tornei professora porque acredito que tenha vocação. Já trabalhei em outra área , mas foi no magistério é que me encontrei. Não me imagino em outra profissão.
Hoje vivencio o magistério com muito prazer e também com muita tristeza. Sinto prazer ao ver ex-alunos que continuam estudando e também no crescimento diário no aprendizado dos meus atuais alunos. Sinto tristeza quando vejo ex-alunos perdidos na vida e os atuais alunos que não têm perspectiva de vida. Quando estão conformados com a miséria e nem se permitem sonhar com um futuro diferente da realidade. Também sinto tristeza ao ver a desvalorização da nossa classe.
Tenho ousadia para sonhar, acreditar num futuro melhor e buscar qualificação. Me permito embarcar nessa viagem sem ter a certeza do destino, tendo consciência das turbulências que terei que passar neste curso que estou iniciando.
Tenho medo de perder a coragem, esmorecer... Nossa luta diária é muito cansativa. É uma grande batalha que temos que vencer a cada dia. Travamos uma luta desleal contra a mídia ou contra a "vida mais fácil" que alguns alunos acabam escolhendo... às vezes me sinto como aquele beija-flor que apaga o incêndio com pequenas gotinhas de água, mas faço a minha parte.
Quero dialogar sobre as vivências cotidianas das minhas colegas. É dentro de uma escola que tudo acontece. Seja na cidade, seja na periferia. É lá que passsamos a maior parte do nosso tempo. Acredito que essas trocas acontecerão. Sei que a teoria é importante, mas a prática, o cotidiano são fundamentais.
Encontrei uma msg que me fez refletir bastante sobre a nossa busca pela qualificação,quero dividí-la com você. Um abraço, Fabi.