Thursday, December 28, 2006

Refletindo sobre as desigualdades educativas

Refletindo sobre as desigualdades educativas no Brasil
Infelizmente no Brasil a escola é um dos locais onde é mais gritante a desigualdade social. Seu acesso é baseado em padrões diferentes(classe, sexo, etnia, localidade)...mas principalmente pelo tipo de rede freqüentada(pública ou privada).
A rede pública acolhe a maioria dos alunos e a rede particular é freqüentada apenas pelas classes dominantes. A qualidade oferecida pelas redes é muito diferente, até mesmo dentro de um mesmo estado, e esta qualidade depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual ou federal.
A disparidade entre o desempenho dos alunos destas diferentes redes também é notória. Em todas as regiões, alunos de escolas urbanas têm melhores desempenhos em relação aos que freqüentam escolas rurais. Os salários dos docentes mostram mais uma vez a disparidade entre as redes, sendo que os salários podem variar em até cinco vezes em relação as diferentes redes. Ainda há a falta de formação adequada de alguns docentes.
A estruturação do primário e do secundário determina qual será o público do ensino superior. A maior parte do ensino público superior é freqüentado por alunos vindos da rede privada.
As mudanças já estão ocorrendo, lentamente, mas já estamos visualizando alguns bons projetos criados pelo governo federal para permitir o ingresso de alunos carentes ao ensino superior. Mas, é preciso mais empenho por parte do poder público nesse sentido e principalmente a nós a quem os elegemos fazer mais cobranças, pois somente assim teremos uma educação pública de qualidade formadora de cidadãos capazes de levantar esse país.

1 Comments:

At 7:37 AM, Blogger Simone Garcia said...

Oi, Fabiana. Não vejo a hora de nos reencontrar. Dia 26/03 retomamos nossas atividades. Um bjs e até lá.

 

Post a Comment

<< Home