Monday, October 23, 2006

E.C.S texto Weber

De acordo com o autor, "dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de
determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicadas"
Existem três tipos básicos de dominação: a dominação legítima, a tradicional e a carismática.Explicarei brevemente cada uma delas trazendo alguns exemplos ligados a nossa realidade:
Dominação legítima é aquela que segue um estatuto, é normativa. A dominação legal, está baseada nas ordens estatuídas, e é de caráter racional e impessoal, onde o que vale são as regras e normas vigentes, pré-estabelecidas por um estatuto maior que irá determinar as ações daquele grupo ou associação.
O papel do dominador é exercido por um profissional eleito ou nomeado para representar o grande grupo, desenvolvendo seu trabalho, seguindo regras racionais de modo estritamente formal,o burocrata. Os dominados são profissionais que se enquadram nos cargos subordinados seguindo a uma hierarquia.
Dominação tradicional é aquela em que seu tipo de ação baseia-se na racionalidade com relação a valores. A base da sua legitimidade provém da tradição, dos costumes e das ações cotidianas. Seu quadro administrativo é selecionado levando em conta a fidelidade pessoal. O tipo de liderança exercido é patriarcal, onde o dominador não é um superior e sim senhor pessoal,seu quadro administrativo é formado de servidores pessoais.
Dominação carismática é aquela onde o tipo de ação baseia-se na afetividade em torno de uma pessoa de caráter exemplar. O dominador é representado pelo líder e os dominados são os apóstolos. A base de sua legitimidade provém do carisma, de dotes sobrenaturais, que podem nascer da miséria ou do entusiasmo modificando a direção da consciência ou das ações. O senhor carismático tem de se fazeracreditar como senhor pela graça de Deus, por meio de milagres(êxito). Se lhe falta o êxito, seu domínio oscila. O quadro administrativo é escolhido por conta do carisma e vocações pessoais. Os membros devem ser submissos, devendo obediência ao líder.
Lendo sobre os tipos de dominação fico pensando como ainda somos submetidos a dominação sem que percebamos, creio que nenhuma forma de dominação seja boa para qualquer sociedade,a liberdade sim é que deve nortear a sociedade.

2 Comments:

At 3:07 PM, Blogger ROSIMARI said...

Realmente este texto nos mostra que ainda hoje como pessoas esclarecidas que somos, ou pelo menos achamos que somos, sofremos com tipos comuns de dominação seja no âmbito político, social ou religioso. Muitas vezes nem nos damos conta dessa dominação, mas devemos ficar atentos e aprender a detectar onde estamos sendo dominados para esboçar reações.

 
At 5:17 PM, Blogger Juçara said...

comentando ecs-6...
Acredito que sempre haverá alguma forma de dominação, não vejo como a sociedade poderia se organizar de outro jeito.
Um abraço
Juçara Becker

 

Post a Comment

<< Home