Friday, November 10, 2006

Esta sou eu...

Ainda não tinha uma foto minha no blog. Hoje consegui colocar.

de novo...

Esta semana vim ao polo três vezes. Quero colocar minhas tarefas em dia. É muito bom quando estamos em dia...Como diz aquela música "Não se desespere não nem pare de sonhar...nunca se entregue nasça sempre com as manhãs, deixe a luz do sol entrar no céu do seu olhar..." Não podemos desistir apesar das dificuldades. Um abraço a todos, bom fim de semana.

Thursday, November 09, 2006

Na luta...

Vim ao polo na 2ª feira, cheia de idéias pra colocar no meu jornal da interdisciplina das Tecnologias. Chegando aqui fiquei sabendo que a internet não estava acessível. Voltei pra casa frustrada, mas...hoje estou de volta trabalhando muuuuuuuuito.

Sunday, November 05, 2006

ECS 8 grupo

Esse final de semana foi cruel...Ainda bem que teve o feriadão. Estou exausta. A atividade de encontrar as colegas dos outros pólos para formar o grupo está sendo bem difícil. Você leva muito tempo procurando alguém com a mesma figura que você, já encontrei duas em Gravataí e uma em São Leopoldo, acho que tem mais gente ainda. Uma colega de Três Cachoeiras me encontrou. Enfim, o meu grupo C1, é formado pelas colegas:
Cátia,de Gravataí catiatitoni@yahoo.com.br
Rita, de Gravataí ritafreiberger@yahoo.com.br
Roseli, de São Leopoldo roseliroos2048@yahoo.com.br
Elenice, de Três Cachoeiras elenicehahn@yahoo.com.br
e eu Fabi. fabipgarcia73@yahoo.com.br
Desejo uma boa semana a todas e muito sucesso!!!
Beijos, Fabi.

Saturday, November 04, 2006

Marx disse...


"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser, mas, ao contrário, é o seu ser social que determina sua consciência" Karl Marx

Thursday, November 02, 2006

Semana 5-ECS 7 Marx e Engels




Nascido a 05 de maio de 1818 em Tréveris, Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Podemos encontrar sua influência em várias outras áreas como filosofia, economia e história, já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades como hoje. Atualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem referenciar-se, a produção de K. Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno de seu pensamento intelectual, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.
Em 1835, Marx ingressou na Universidade de Bonn para estudar Direito, mas no ano seguinte transferiu-se para a Universidade de Berlim. Impedido de seguir uma carreira acadêmica tornou-se em 1842 redator-chefe da Gazeta renana. em 1843 foi para a França e casou-se com Jenny Westphalen e deste casamento teve 5 filhos. Com a revolução de 1848 e o exílio foi obrigado a abandonar o jornalismo na Alemanha e tentar ganhar a vida na Inglaterra como um intelectual estrangeiro desconhecido com meios de subsistência precários sofrendo assim, a sorte comum destinada pela época às pessoas destituídas de meios independentes de subsistência. Durante a maior parte da sua vida adulta, sustentou-se com artigos que publicava ocasionalmente em jornais alemães e americanos e por diversos auxílios financeiros vindos de seu amigo e colaborador Friedrich Engels. Algumas das mais importantes obras de K. Marx:
*Manuscritos econômico-filosóficos
*Crítica da Filosofia do Dirito de Hegel
*A Sagrada Família
*A Ideologia Alemã
*Miséria da Filosofia
*Manifesto do Partido Comunista
*Trabalho assalariado e Capital
*O 18 Brumário de Luís Bonaparte
* O Capital
As críticas que são feitas a Karl Marx se confundem e às vezes são as mesmas críticas que são feitas ao marxismo, comunismo e socialismo. Uma questão chave que é disputada entre os defensores e os críticos de Marx, é até que ponto o pensador pode ser responsabilizado pelo aparecimento de regimes ditatoriais, genocidas e autoritários que alegam inspirar-se em suas idéias.Marx faleceu em 14 de março de 1883, em Londres.
FRIEDRICH ENGELS foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista, foi o principal colaborador de Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador. Escreveu livros de profunda análise social. Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas. Na juventude Engels ficou impressionado com a miséria que viviam os funcionários das empresas de sua família. Era filho de um rico industrial e em certa época tomou conta da direção de uma das fábricas do pai. As observações feitas nesse período formaram a base de uma de suas principais obras: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra , publicada em 1845. Algumas de suas principais obras:
* O Manifesto Comunista(1848)
* Anti-Düring(1878)
* A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado(1884)