Thursday, December 28, 2006

Refletindo sobre as desigualdades educativas

Refletindo sobre as desigualdades educativas no Brasil
Infelizmente no Brasil a escola é um dos locais onde é mais gritante a desigualdade social. Seu acesso é baseado em padrões diferentes(classe, sexo, etnia, localidade)...mas principalmente pelo tipo de rede freqüentada(pública ou privada).
A rede pública acolhe a maioria dos alunos e a rede particular é freqüentada apenas pelas classes dominantes. A qualidade oferecida pelas redes é muito diferente, até mesmo dentro de um mesmo estado, e esta qualidade depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual ou federal.
A disparidade entre o desempenho dos alunos destas diferentes redes também é notória. Em todas as regiões, alunos de escolas urbanas têm melhores desempenhos em relação aos que freqüentam escolas rurais. Os salários dos docentes mostram mais uma vez a disparidade entre as redes, sendo que os salários podem variar em até cinco vezes em relação as diferentes redes. Ainda há a falta de formação adequada de alguns docentes.
A estruturação do primário e do secundário determina qual será o público do ensino superior. A maior parte do ensino público superior é freqüentado por alunos vindos da rede privada.
As mudanças já estão ocorrendo, lentamente, mas já estamos visualizando alguns bons projetos criados pelo governo federal para permitir o ingresso de alunos carentes ao ensino superior. Mas, é preciso mais empenho por parte do poder público nesse sentido e principalmente a nós a quem os elegemos fazer mais cobranças, pois somente assim teremos uma educação pública de qualidade formadora de cidadãos capazes de levantar esse país.

Tuesday, December 12, 2006

Paulo Freire

Na disciplina escola Cultura e Sociedade estamos conhecendo um pouco mais sobre o mestre Paulo Freire. É impossível falar em educação sem citá-lo. Estamos criando uma wikistória: você quer conhecer?

http://inwikistorias.wikispaces.com/FABIANA+GARCIA






Tuesday, December 05, 2006

Nossa festa foi um sucesso

No dia 02 de dezembro uma tsunami pink invadiu a UFRGS. Nossas camisetas pink fizeram sucesso! Foi um sábado muito especial onde encontramos colegas de outros polos, tutores e professores. A turma de Sapiranga estava muito animada. Valeu pessoal!!! Que este alto astral nos acompanhe durante todo o curso.