Monday, October 30, 2006

Poder/Hierarquia-Ser/Estar

Podemos nos enganar, mas as diferentes formas de dominação fazem parte do nosso dia-a-dia. Dentro da escola vivenciamos nitidamente essa escala hierárquica. Somos professores, que devemos obedecer a diretores e secretários de educação e assim por diante...Mas, devemos ter o cuidado de não apenas obedecer, mas poder participar de uma escola democrática, opinando, questionando, sugerindo...
Como professores, devemos ter muita responsabilidade. Em nossa sociedade a educação tem fortes influências políticas mascaradas por uma falsa democracia. Mas, nem por isso podemos desistir de nossos ideais. Temos que instigar em nossos alunos o gosto pela cidadania, para que busquem livrar-se das dominações.
Visitei colegas de outros polos e percebi que por lá os assuntos são bem parecidos , assim como as angústias que também ocorrem por aqui. Visitei e comentei os blogs das colegas Carla(Alvorada), Cris Noschang(Alvorada), Grasiela(São Leopoldo) e Fabiana(Três Cachoeiras)

Minha imagem é...

Essa é a minha imagem. Espero contatos pelo meu endereço: fabipgarcia73@yahoo.com.br

Comentando os blogs das colegas

Visitei alguns blogs das colegas do polo e fiquei babando...As meninas estão realmente se "puxando", tem coisas muito boas por aí. Visitei e comentei o texto sobre dominação feito pelas colegas: Sueli, Juliana V., Regina e Stela.

Tuesday, October 24, 2006

aprendendo a inserir imagens

Finalmente hoje aprendi a trabalhar com imagens no blog. tem coisas muito lindas pra serem inseridas no blog.AMEEEEIII!!!

Monday, October 23, 2006

E.C.S texto Weber

De acordo com o autor, "dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de
determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicadas"
Existem três tipos básicos de dominação: a dominação legítima, a tradicional e a carismática.Explicarei brevemente cada uma delas trazendo alguns exemplos ligados a nossa realidade:
Dominação legítima é aquela que segue um estatuto, é normativa. A dominação legal, está baseada nas ordens estatuídas, e é de caráter racional e impessoal, onde o que vale são as regras e normas vigentes, pré-estabelecidas por um estatuto maior que irá determinar as ações daquele grupo ou associação.
O papel do dominador é exercido por um profissional eleito ou nomeado para representar o grande grupo, desenvolvendo seu trabalho, seguindo regras racionais de modo estritamente formal,o burocrata. Os dominados são profissionais que se enquadram nos cargos subordinados seguindo a uma hierarquia.
Dominação tradicional é aquela em que seu tipo de ação baseia-se na racionalidade com relação a valores. A base da sua legitimidade provém da tradição, dos costumes e das ações cotidianas. Seu quadro administrativo é selecionado levando em conta a fidelidade pessoal. O tipo de liderança exercido é patriarcal, onde o dominador não é um superior e sim senhor pessoal,seu quadro administrativo é formado de servidores pessoais.
Dominação carismática é aquela onde o tipo de ação baseia-se na afetividade em torno de uma pessoa de caráter exemplar. O dominador é representado pelo líder e os dominados são os apóstolos. A base de sua legitimidade provém do carisma, de dotes sobrenaturais, que podem nascer da miséria ou do entusiasmo modificando a direção da consciência ou das ações. O senhor carismático tem de se fazeracreditar como senhor pela graça de Deus, por meio de milagres(êxito). Se lhe falta o êxito, seu domínio oscila. O quadro administrativo é escolhido por conta do carisma e vocações pessoais. Os membros devem ser submissos, devendo obediência ao líder.
Lendo sobre os tipos de dominação fico pensando como ainda somos submetidos a dominação sem que percebamos, creio que nenhuma forma de dominação seja boa para qualquer sociedade,a liberdade sim é que deve nortear a sociedade.

Saturday, October 14, 2006

Visita a blogs educativos

Na disciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação estamos estudando sobre blogs educativos. A professora sugeriu que visitássemos dois blogs e fizéssemos comentários a respeito dos mesmos. Confesso que visitei muitos e vi que temos muita coisa interessante sendo feita por aí.
O primeiro deles foi o blog: VIDAS SECAS_DA FICÇÃO À REALIDADE
http://vidassecascolbachini.zip.net
Esse blog foi criado pelos alunos da 8ª série do colégio Pe. Colbachini, de Nova Bassano/RS e teve a pretensão de trazer a literatura para o espaço virtual, para ajudar os alunos a refletirem e ler melhor o mundo. Este blog ficou em quarto lugar entre os melhores blogs feitos por escolas do Brasil, Espanha e Portugal, no ano passado.
O segundo blog que visitei foi o LENDO HISÓRIAS
http://lendohistorias.blogspot.com.br
Nesse blog você lê as histórias em capítulos e decide o que pode acontecer com os personagens, enviando sugestões pelos comentários.
Sobre o conteúdo das mensagens dos blogs visitados tenho a dizer que são muito interessantes e atrativos. Acredito que podem ser explorados por alunos e professores, sendo que os alunos são co-autores do seu processo de aqprendizagem e os professores são apenas mediadores dos conhecimentos adquiridos pelos alunos.

Monday, October 09, 2006


Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim diz que a educação se dá a partir da influência do poder que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. Já Stuart Mill, diz que a educação compreende tudo aquilo que os outros intentam fazer com a finalidade de nos aproximar da perfeição da nossa natureza e tudo aquilo que os outros intentam fazer com a finalidade de aproximar-nos da perfeição.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem:
Durkheim cita Kant que afirma que a finalidade da educação é desenvolver no indivíduo toda a perfeição possível e de acordo com J. Hill tem por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si e seus semelhantes. O ponto fraco em que incorrem é que não há modelo
perfeito de educação.
3) O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação é preciso considerar os sistemas educacionais que existem ou deixaram de existir e aproveitar o que tenham em comum.
4) De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
Os fatos que levam a sociedade fazer do homem certo ideal, é a constituição do conjunto de idéias sobre a natureza humana sobre a importânciade nossas diversas faculdades, sobre o direito, o dever, a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte. Essas idéias norteiam qualquer tipo de educação, seja para o rico ou para o pobre.
5) Segundo o autor, que função "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
Segundo o autor, o "ideal" tem por função suscitar primeiro, certos estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensáveis a todos os seus membros e segundo certos estados físicos e mentais que o grupo social particular considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade em seu conjunto, a cada meio social em particular é que determina este ideal a ser realizado.
6) A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique:
Ele conclui que cada ser posui em si dois seres distintos: Um que é o nosso ser individual que se relaciona conosco mesmo( sentimentos, reações perante acontecimentos)...O outro é o que faz parte de um conjunto de idéias(sentimentos, hábitos,crenças,valores) é toda alinguagem universal que forma o ser social.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma da outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo quer o melhor a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, através da educação, tem por objetivo engrandecer o indivíduo tornando-o criatura verdadeiramente humana.